As leis da Gestalt

No último post da seção #TBT, conversamos um pouquinho sobre Gestalt e como ela apareceu em nossas vidas (lembra do vaso de Rubin?).

Hoje, vamos retomar o assunto da Gestalt mas falar sobre suas leis.

Como falamos no último post, a Gestalt é composta por leis ou regras. Abaixo vamos explorar um pouquinho cada uma delas:

– Semelhança

– Proximidade

– Continuidade

– Pregnância

– Fechamento

– Unidade

Semelhança

A lei da Semelhança diz que elementos similares se agruparão entre si. Essa semelhança pode acontecer através de cores, formas, tamanhos ou texturas.

Proximidade

A lei da Proximidade é bem parecida com a anterior. Basicamente ela dita que elementos próximos têm a tendência de se agruparem e formarem partes de um todo.

Continuidade

Desenhe 4 círculos seguidos um do outro em um folha de papel. O que você vê imediatamente é uma linha contínua formada pelos círculos. A lei da Continuidade diz que existe uma tendência do nosso cérebro seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos (igual a imagem do post anterior).

Pregnância

Apesar do nome complicado essa é uma das leis mais interessantes. A lei da Pregnância define que quanto mais simples uma forma, mais fácil ela será assimilada pelo nosso cérebro.Quanto maior o grau de Pregnância, maior será a rapidez que informação será assimilada, logo a comunicação será mais bem sucedida.

Fechamento

Você se lembra da imagem do quadrado que usei no texto anterior? Esse é o exemplo mais claro que mais direto sobre a lei do Fechamento. Essa lei diz sobre a capacidade do nosso cérebro de completar contornos e formas que não existem no papel. Essa lei também é conhecida como Fechamento Sensorial da Forma. Outro bom exemplo dessa lei é o logo do Carrefour.

Unidade

A lei da Unidade ou da Unificação acontece quando há a distribuição igual e harmônica de elementos. Quanto maior e melhor o equilíbrio de todos os elementos visuais na peça, maior a sensação de unificação que nosso cérebro vai ter sobre o que está vendo.

Essas são as leis básicas da Gestalt de uma maneira simplificada. Eu mesmo ainda estou me aprofundando no assunto e confesso que estou me surpreendendo cada vez mais. Para ajudar vocês (e me ajudar também), separei alguns links bem bacanas que aprofundam um pouco mais sobre o assunto ( e serviram de base também para esse post):

Gestalt: Introdução às suas Leis

Gestalt – Leis da Gestalt

Design Principles: Visual Perception And The Principles Of Gestalt

The designer’s guide to Gestalt Theory

Gestalt para Designer

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s