Um mundo mais empático

Empa o que?

Oras, com certeza você já deve ter ouvido essa palavra ao menos uma vez nos últimos meses ou até nesse último ano que passou. Confesso que escutei algumas boas vezes principalmente nas últimas semanas e por isso acabei resolvendo escrever esse texto.

Um trecho bem bacana de um dos artigos que eu li (link para o artigo completo no final do texto – que minha esposa me passou) resume  bem o que é empatia:

A empatia se baseia na capacidade de se colocar no lugar do outro; na percepção daquilo que as pessoas estão sentindo ou passando e na habilidade de ouvir com carinho e atenção aquilo que estão nos comunicando…

“Ah, mas eu já faço isso!”

Será que faz mesmo?

Meu reflexo foi pensar isso também, mas lendo um pouco mais, empatia é muito mais sobre deixar todos seus valores, crenças e julgamentos totalmente de lado por alguns minutos ou algumas horas. Feito isso você pega em troca os valores, crenças e julgamentos da pessoa que mais precisa de você naquele momento. Tudo isso para enxergar o mundo como ela e entender realmente seus anseios e necessidades, sem qualquer tipo de julgamento ou argumentação que normalmente nós fazemos.

“Ah, mas eu teria feito diferente!”
“Não acredito que você fez isso!”

Se você soltou alguma frase dessas em uma conversa, com certeza você não teve empatia.
Ter empatia não significa ter que concordar com tudo. O que seu ouvinte precisa normalmente é só desabafar. É só poder colocar pra fora tudo aquilo que o aflige e seu trabalho é tentar entender tudo por alguns momentos.

O que é legal nisso tudo é que praticar empatia traz uma série de consequências bacanas tanto para a sua vida pessoal como a profissional:

– Se você está começando a carreira, a empatia pode te ajudar a lidar melhor com a negatividade dos outros e entender tanto seus medos quanto suas motivações

– Se você já está num estágio mais avançado, a empatia vai te ajudar a motivar e liderar melhor. Com isso, você vai conseguir entender melhor as necessidades das pessoas da  sua equipe e porque não até entender melhor as necessidades dos seus clientes?

Interessante não? Claro que essas melhorias vão acontecendo de forma contínua e em diferentes estágios e aspectos das nossas vidas. Com certeza é uma das grandes habilidades para desenvolvermos para todas as carreiras e não só carreiras criativas.

Não é uma habilidade que se desenvolve da noite pro dia, mas é uma habilidade que deve estar no radar de todos nós, sem dúvidas.

Pra fechar, um vídeo bem bacana sobre o poder da empatia. Está em inglês, mas tem legendas em português:

Captura de Tela 2016-06-21 às 21.52.25

Referências para esse post:

Empatia – Vya Estelar
Empatia não é suficiente
Empatia é habilidade mais importante que você deve ter
Praticar um olhar generoso

 

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Marina disse:

    Mto bom!

  2. Chell disse:

    Boa reflexão Singula. Por um mundo com mais empatia =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s