E aí, o que te faz feliz? [2.0]

O texto de hoje na verdade é uma reedição de um texto que publiquei no portal Design Vale em 2015, por isso o 2.0 no título, mas é basicamente algumas atualizações que foram aparecendo na minha cabeça durante esse tempinho de amadurecimento do assunto.

Se você resolveu entrar no mundo da criação preciso te contar uma coisa e pra isso vou usar uma citação do Tiago Mattos, no seu (ótimo) livro “As Mortas da Perestroika”, que li faz um bom tempo, mas é uma daquelas citações que grudam na sua cabeça:

“Trabalhar com criação é divertido, mas é trabalho. E trabalho, às vezes, é um saco.”

Calma! Não estou escrevendo para descer a lenha no mundo do design, mas a partir do momento que você entrar no mercado de trabalho (isso vale inclusive se você não estiver na área de criação. Trabalho é sempre trabalho), aconselho que essa frase fique sempre na sua cabeça. De uma maneira positiva, claro.

Pense comigo: como qualquer trabalho vai ter aquele dia que você vai chegar com sono, cansado, com fome e principalmente atingido por uma coisa que tento passar pra maioria das pessoas com quem trabalho diretamente em criação (seja ela visual ou de texto): tem dia que não vai sair nada..

Nada mesmo Singulano?

Aah….nada MESMO. Se sair, garanto que no fundo você não estará satisfeito.

Ninguém consegue ser 100% criativo e 100% produtivo 8 (ou mais) horas por dia e 5 dias por semana. Não dá.

Nesses dias você começa a duvidar de você mesmo e daquilo que você está fazendo e é aí que o trabalho começa ficar um saco. Some isso com prazos apertados e reuniões e você terá uma bomba relógio. Ou como eu costumo falar na agência: uma bela bola de neve.

Rola um sentimento de culpa não rola? Algo do tipo: “Nossa, estou rendendo pouco hoje. Alguém vai acabar notando isso”. Você começa a ter a sensação que todos estão olhando para você.

Sendo sincero, é possível que elas notem sim e sendo mais sincero ainda é possível que elas não liguem, pois todos temos dias assim.

Quando for assim use o mantra que eu acabei de te mostrar. Trabalho, às vezes, é um saco. Sim, você vai torcer para o dia acabar logo e não se culpe por isso. Entenda só que faz parte daquilo que você está fazendo. Faz parte das suas escolhas. Muito provavelmente se fosse em outro local de trabalho você teria os mesmos problemas, senão piores.

Você ama o que faz?

Isso é o ponto mais importante do que talvez tudo que está escrito aí em cima. Ame aquilo que você faz. Você ama trabalhar com criação? Você ama trabalhar com design de produtos? Você ama trabalhar com redação? Você ama trabalhar com serigrafia?

Para mim, por exemplo, o fato de chegar na agência todos os dias de manhã, ligar  meu computador, tomar minha xícara de café e sair às 18h com todas as peças do quebra-cabeça (clientes, tráfego, campanhas e planejamento) encaixadas perfeitamente não só pra mim, mas para todos da minha equipe é o que me faz levantar da cama todos os dias.

Alguém aparece com algum problema e você se junta com mais uma, duas, três ou quatro pessoas para encontrarem uma solução. No final todos saem com aquela cara de “véio, deu certo”. Isso que me faz feliz.

Se você se achou nessa situação (ou em algo parecido): meus parabéns! Se ainda não, calma. Se fosse um tempo atrás diria para você investir todo seu tempo até descobrir o que te faz feliz, mas hoje digo para ir com calma até encontrar alguma coisa que faça o mantra funcionar da maneira positiva que você precisa. Pode não ser fácil no começo, mas eventualmente alguma coisa vai fazer você sorrir involuntariamente só de pensar no assunto. Opa! Aí é a chave do negócio.

Trabalhar às vezes é um saco sim, mas trabalhar com o que você ama sempre deixa um gostinho de quero mais e é disso que precisamos. Sempre.

E aí, o que te faz feliz?

Photo via VisualHunt

Deixe um comentário

