Unidos venceremos

Sim, o título parece o nome daquele arroz que você cozinhou domingo a noite e não deu certo, mas fique tranquilo que o assunto de hoje não é esse. Em algum momento da sua vida profissional, já parou pra pensar no que significa trabalhar em equipe?

“Ah, eu sei. Trabalhar em equipe é quando dividimos tarefas em reunião do pessoal da agência ou quando eu passo alguma coisa para o estagiário fazer para um cliente nosso”.

Não é bem assim. É um pouquinho mais que isso.

Trabalhar em equipe, cada vez mais, nesse mundo maluco em que vivemos tem se tornado muito mais do que uma competência ou uma habilidade. Está virando uma bela de uma virtude, mais do que essencial para trabalhar no mercado de comunicação (e praticamente todos os mercados, porque não?). Vou usar a mesma comparação que utilizei quando conversamos de liderança por aqui: trabalhar em equipe é quase como falar inglês. 

O exemplo que citei nas aspas acima nada mais é do que uma simples divisão de tarefas.
Quando falamos de trabalho em equipe, temos que pensar que não estamos só juntando as pessoas para dividir uma tarefa, mas estamos juntando pessoas para que elas desenvolvam um sentimento maior em cima de uma causa.

Imagine esses  dois cenários:
– Uma dupla de criação fazendo um cartaz sobre meio ambiente.
– Uma dupla de criação fazendo um cartaz sobre meio ambiente para conscientizar os funcionários de uma empresa sobre a importância da economia de papel.

O primeiro parece apenas uma divisão: o redator faz o texto e o diretor de arte a peça. Ponto. Agora o segundo parece um pouco mais interessante, certo? Estamos nos unindo para alcançar uma causa maior, com um benefício maior para inúmeras pessoas dentro daquela empresa. Aí que mora o trabalho em equipe.

O redator e o diretor de arte sabem a direção a seguir e o que vão atingir com aquilo. É muito mais do que apenas um cartaz ou uma peça bonita para ganhar um prêmio. São duas pessoas que se entregaram por um objetivo. Legal né?

Agora, vou um pouco mais além. Trabalho em equipe, na minha opinião, além de tudo isso é ter um pouco mais de empatia. É ir um pouquinho além do “bom dia” e “boa tarde” e passar para o “tudo bem?”, “pode confiar em mim”.  Imagine o potencial de juntarmos isso a uma equipe que está direcionada para o mesmo objetivo.

Imagine as vantagens de ter uma equipe que se preocupa com os objetivos lá na frente. Com as consequências de todo aquele trabalho e ainda consegue criar um olhar interno para que todos confiem uns nos outros. Trabalhar pela mesma causa de braços abertos e ainda saber que você tem onde se apoiar caso algo aconteça é a fórmula mágica pra mim.

Com isso os atritos podem existir (e acreditem, vão existir!), mas a equipe já está num nível de engajamento que isso não importa. Isso não afeta o conjunto.

Talvez seja um pouco de romantismo da minha parte, mas gosto de pensar que trabalho em equipe é isso.

E pra você? 🙂


Referência para o post, da minha querida amiga Marcella:
Afinal, o que é trabalho em equipe?

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s