Passe adiante

Aproveite que estamos começando o ano e tente relembrar um pouco de tudo que aconteceu com você até o ano de 2016. Calma, não precisa lembrar de tudo. Só pense mais ou menos por cima o volume de coisas que você aprendeu até então. Desde não colocar o dedo na tomada quando você tinha 2 anos de idade, até aquela ferramenta nova que acabou de sair no illustrator esse ano.

Tudo isso são experiências que fazem parte de quem você é e de uma forma ou de outra contribui pra você ser quem você é hoje em dia. E quer você queira ou não influencia na sua forma de trabalhar, de agir, de pensar e de existir. Profissionalmente e pessoalmente.

Se fizermos uma analogia bem simples, imagine que tudo que você aprendeu está armazenado em pequenos livrinhos em uma enorme biblioteca na sua cabeça.
Por mais que existam alguns livros que você não usa faz tempo, eles estão sempre ali por perto para quando você precisar. Literalmente fazem parte do seu acervo permanente.

Agora, o que a maioria das pessoas fazem quando já leram um livro bom?

(pense um pouquinho)

Emprestam pra outra pessoa, certo? E assim o círculo vai andando.

Eu empresto um livro pra você e vice-versa. Simples assim. Então, porque alguns de nós não passam o que sabem (não emprestam seus livros, por assim dizer) para os outros.

Medo?
Insegurança?
Arrogância?

Claro, não posso generalizar.
Algumas pessoas são professores natos, mesmo que achem que não. De qualquer forma, achei melhor abrir o ano no blog com essa mensagem pra você: não tenha medo de passar adiante o que você sabe.

Isso não significa que você está sendo burro de passar seu conhecimento pra frente (já tive essa fase, acredite!), muito menos que você está privando a pessoa de aprender sozinha o que ela precisa. Ao fazer isso, você está na verdade criando um espaço para troca, afinal ela tem livros no acervo dela que você também não deve ter ou nunca leu. E essa troca é uma das coisas mais legais e mais divertidas que pode acontecer seja qual for o estágio da sua carreira ou a área que você trabalha. É o que eu sempre gosto de dizer: não tem como dar errado.

Feliz 2017!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s