Você consegue!

em

Motivação refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Essa pequena definição de motivação da Wikipedia, serve apenas para o post ficar chique e parecer que eu realmente entendo de alguma coisa.

Mentira.

Na verdade ela serve pra falar um pouquinho sobre motivação mesmo, que é o assunto do post de hoje. Meu intuito aqui não é tentar definir o que é de fato ou não motivação, mas sim tentar falar um pouquinho de algo que você pode começar a praticar hoje mesmo (assim que acabar de ler esse post, é claro).

Entendemos como motivação (ou pelo menos a maioria de nós entende dessa forma) como aquele impulso que nos tira da cama toda manhã. Pode ser desde o cheiro do café logo cedo ou até a vontade de receber uma promoção no trabalho. Alguns acreditam que ela é um processo interno, outros como um processo externo. Contudo, nesse exato momento isso realmente não importa.

O que gostaria de motivar você a pensar hoje é o seguinte: você já motivou alguém hoje?

Estou dizendo isso, pois nós (a maioria pelo menos….minha intenção aqui não é generalizar absolutamente nada) temos a noção de que motivação dentro do ambiente de trabalho deve vir internamente ou de um superior direto dentro da hierarquia da empresa.

Contudo, já pensou em motivar seu colega ao lado? Ou mesmo um colega de outra área?

Parece um pouco idiota isso que estou falando, mas na correria do dia a dia muitas vezes ficamos tão imersos (e sinceramente, estamos ficando cada vez mais imersos) nas demandas e nos prazos a cumprir que estamos abolindo cada vez mais esse tipo de comportamento. Nos escondemos atrás do fone de ouvido, com a desculpa de que estamos atolados de serviço e não tiramos 5 minutos pra agradecer quem está ao lado.

Isso porque da mesma forma que uma empresa é composta por uma diversidade enorme de pessoas, com pontos de vista totalmente distintos, essas pessoas também estão passando por momentos de vida (pessoal ou profissional) totalmente distintos que o seu.

Por isso, atos simples como ouvir (mas ouvir de verdade!) uma sugestão, parabenizar por uma entrega (mesmo que você não tenha nada a ver com ela), agradecer por uma ideia e creditar outras tantas que não são realmente suas, pode fazer uma diferença enorme na motivação interna de uma pessoa. E você não precisa ser parte de uma liderança ou ter um cargo alto pra isso, pois não envolve nada mais do que o simples ato de conversar.

Pense em como é bom ouvir e dar um elogio. O princípio é o mesmo, mas a mudança de comportamento pode ser astronômica. O simples ato de agradecer por um palpite e uma sugestão pode fazer com que um recém-chegado na empresa pense: “Poxa, estou no caminho certo! É isso mesmo!”

Imagine a diferença que isso vai fazer na motivação dela? Agora imagine que sua empresa tem 30 pessoas e todas elas adotam esse comportamento. Bom, né?

Agora você pode vir com o discurso de separação da vida pessoal e profissional. Cada um é responsável pela sua própria motivação e pronto.

Não acredito nisso. DE VERDADE.
Acho que essa separação é cada vez menor e hoje é praticamente impossível separar 100% uma coisa da outra. Isso não significa que você deva arrastar todos os problemas do trabalho pra casa e vice-versa, ok?

O que quero dizer é que involuntariamente misturamos pessoal e profissional (mas ainda são como Água e Óleo). Minha sugestão é passarmos a utilizar essa mistura a nosso favor. Um “tenho certeza que você consegue” faz uma diferença danada em quem começou a semana pensando que não iria entregar nenhuma demanda. Um “parabéns pelo trabalho” pode mudar o humor de quem achou que estava na carreira errada.

Você pode ser o início disso. Já pensou?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s